O DEUS ABSCÔNDITO = O DEUS QUE SE OCULTA.

 “Verdadeiramente tu és um Deus que te ocultas, ó Deus de Israel, o Salvador.” Isaías 45:15

       hospital-publico      Atualmente milhões de brasileiros não têm atendidas as necessidades básicas de forma plena e digna, incluídas entre os direitos universais, inalienáveis e imprescritíveis, tais como direito à vida, à educação, à segurança, etc., em parte porque as riquezas do país foram solapadas pela corrupção enraizada na classe política, principalmente, e ficamos a pensar que realmente já fomos abandonados por Deus e que, conforme alguns dizem, já estaríamos no inferno. Basta entrarmos em um hospital público, se é que conseguiremos caminhar por entre os corredores; ou então, olharmos as estatísticas de homicídios, de acidentes de trânsito, etc.

Quando Jesus palmilhou esta terra, encontrou nas regiões da Palestina uma situação também de muita pobreza, carências de toda a ordem, pois afinal de contas, Israel era uma terra dominada pelos Romanos, que os exploravam. Quando os judeus, acreditando que Ele seria o libertador político para a ocasião, evadiu-se por entre eles e deixou claro que sua missão era outra. Ao ser indagado porque não se mostrava mais publicamente, já que estava anunciando um novo reino, respondeu que: Ainda não é chegado o meu tempo; mas o vosso tempo sempre está presente”, João 7:6. Por aonde Ele ia, confrontava o mal, expunha o pecado, e libertava os oprimidos; porém, nunca estava em busca da simples popularidade. Poucas vezes Ele interferiu na administração política dos governos da sua época, a não ser mandando que dessem a César o que era de César, e a Deus o que fosse de Deus, Mateus 22:21.

Smith[1] fala em sua obra sobre a atuação de Deus no Antigo Testamento, onde as pessoas criam em Deus, mas não o podiam ver porque estava oculto. Poucos patriarcas, profetas e poetas do Antigo Testamento perceberam a proximidade de Deus.

Estudiosos concluíram que a religião que não afirma que Deus está oculto não é verdadeira. Deus não poderia ser totalmente conhecido do homem, pois se isso acontecesse, deixaria de ser Deus; também porque a limitação do conhecimento do homem não o permitiria conhecer Deus em sua plenitude.

No Antigo Testamento, quando se lê que Deus se oculta, na verdade está se dizendo que Ele, em sua transcendência, mantém sua substância oculta, no entanto, são possíveis o conhecimento de Deus e a comunhão com Ele. Deus age diferente para situações diferentes; às vezes, não ajudou o seu povo, como ajudara no passado seus patriarcas; referindo-se a Sua inatividade em favor dos seus adoradores e ao fato de Deus parecer não responder às orações: Por que escondes o teu rosto, e te esqueces da nossa tribulação e da nossa angústia?”, Salmo 44:24. Seus propósitos, planos e caminhos são de domínio de sua soberania e, portanto, Deus é livre para fazer o que quer.

Em certos casos Deus se “arrependeu” do que havia dito que faria devido a mudança de atitudes e ações humanas (Profeta Jonas e Nínive); em outros casos, Deus executou o juízo, mesmo com reconhecimento do erro por parte do pecador (Rei Davi), demonstrando que Ele não é prisioneiro de pensamentos humanos ou de seus esquemas. O arrependimento de Deus é coerente com o fato de ele estar oculto e de que se importa com o ser humano.

silencio-de-deus Uma canção do Grupo Voz da Verdade que marcou muito determinada fase da minha vida, talvez devido aos perigos da profissão, foi uma cuja letra retrata o fato de Deus se calar. Colocarei o link no post para os que desejarem conferir e curtir. Vá que você esteja achando que Deus se calou em relação as tuas dificuldades, e te deixou andando sozinho.

O Profeta Oséias, por sua vez, lança um desafio, traduzido num conselho para lançar-se numa busca de Deus (Os 6:3); não instantânea, mas progressiva, nesse caminhar gradativo de conhecê-lo. É um convite, ao mesmo tempo um conselho, que leva o ser humano à paz e ao sossego.

 

[1] SMITH, Ralph L. Teologia do Antigo Testamento – São Paulo: Vida Nova, 2001.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s