A Servidão Moderna

           

Este vídeo é fantástico; é único, isento de ideologias político-partidárias. Ele procura mostrar o que os indivíduos significam para o sistema mundial, abordando diversas situações nas quais os seres humanos são levados a adotarem atitudes extremas, a fim de que o sistema não sofra nenhuma ameaça. Entre os assuntos abordados, estão os seguintes:

1)  Quando pensamos que somos livres pelo direito ao voto, na verdade delegamos aos nossos representantes que tomem decisões por nós; e, nem sempre essas decisões são as que gostaríamos. Lá onde eles estão não existe “direita”, “esquerda”, etc., todos estão servindo ao “deus dinheiro”, e as leis que aprovam são para manterem as coisas como estão.

2) Nosso tempo de lazer é conduzido pelo sistema; somos “distraídos” virtualmente, escravos das “telinhas”, com entretenimentos que envolvem êxitos e derrotas, as eliminações nos paredões dos realities shows, dos quais estamos privados de praticar na vida real, em função da necessidade permanente da produção.

3) A democracia liberal pode ser traduzida como um sistema mercantilista totalitário, onde não há espaço para o exercício da democracia direta, individual.

4) Quando uma pessoa der uma “opinião” contrária ao sistema, começa a ser vista como uma ameaça e passa a ser marginalizada pelo sistema.

O vídeo não incita a rebelião civil ou a troca do sistema por outro melhor, porém nos faz pensar e refletir que a solução possa estar no exercício da “palavra”, na retomada da linguagem viciada e dominante do Poder, por uma comunicação mais direta e afetiva entre as pessoas; para uma “mudança radical é necessária uma retomada radical da linguagem”. Este é o primeiro passo do retorno ao ser humano; do reconhecimento dos nossos fracassos para a consciência coletiva de que é necessário construir um novo modelo de organização; “o Poder não é para ser conquistado, ele deve ser destruído”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s