FUGIR, OLHAR OU FAZER ALGO?

“Dois jovens vão fazer uma prova para tirarem suas carteiras de caçador. O instrutor lhes pergunta: – Um leão será solto, o que vocês farão?

 Um deles diz: – Vou pedir um calçado de borracha. O homem lhe diz: – De que adianta um calçado? Você não conseguirá escapar do leão.

 O jovem responde: – Do leão não, mas basta eu ultrapassar meu colega.”

Com essa pequena estória, quero fazer algumas reflexões sobre a vida do profeta Jonas. Ele foi mandado por Deus à cidade de Nínive para pregar o arrependimento, visto que o Senhor estava aborrecido pela malícia que lá havia.

Jonas, ao invés de ir para a cidade determinada por Deus, entra em um navio que ia para outro destino, indo dormir tranquilamente no porão do navio. Deus manda uma terrível tempestade que quase causa o naufrágio da embarcação, porém os marinheiros lançam a sorte, para ver o causador de tamanha desgraça, e está recaí em Jonas. Jonas é lançado ao mar e é engolido por um grande peixe. Lá, no interior do peixe, Jonas ora a Deus e é lançado em terra pelo peixe. Convencido então da sua missão, vai e prega a Nínive, onde todos se arrependem de seus pecados e evitam o juízo de Deus.

Nas proximidades da cidade, Jonas fica murmurando contra Deus por ter perdoado um povo inimigo de Israel; fica olhando para ver se acontecia alguma coisa com aquele povo, numa cabana sob o sol quente. Deus faz nascer uma aboboreira que dá sombra e refresca Jonas, mas no outro dia, envia um bicho que mata a planta. Jonas indignado desejava morrer.  Deus lhe diz que assim como ele teve compaixão da planta que não havia plantado, muito mais o Senhor se compadecia dos milhares de pessoas e animais que estavam condenados à morte na cidade de Nínive.  (Bíblia, Livro de Jonas)

PODERÁ ALGUÉM FUGIR DE DEUS?

Em missões, as pessoas só têm três coisas a fazer: fugir, ficar olhando ou fazer algo.

Quando Deus chama alguém para uma obra, não adianta tentar fugir: Ele está em todos os lugares.

Deus providenciou na tempestade, no lançamento de sortes (que caiu em Jonas), no peixe, no sol forte, na aboboreira e no bicho que matou a planta.

 

LIÇÕES A APRENDER:

1º – Deus está olhando para você.

2º – Deus está lhe dando uma nova oportunidade.

3º – Você vai ouvir a voz de Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s